A secretária Municipal da saúde de Tunas em Parceria com a Emater/RS Ascar executou mais uma etapa do projeto elaborado com as famílias quilombolas. Iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar, ação que visa promover o saneamento básico, a segurança alimentar e nutricional para impulsionar o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. O objetivo é proporcionar às famílias não apenas diversidade em sua produção, mas também garantir um cultivo sustentável e adaptado às condições locais.
No dia 27 de outubro, uma das iniciativas proporcionou suporte a duas famílias quilombolas onde receberam kits completos contendo caixa d’água, canos e demais itens necessários para implementar um sistema de abastecimento hídrico. Para outra família, foram entregues materiais de construção, incluindo tijolos, cimento, areia, brita e uma caixa d’água, com o propósito de viabilizar a proteção de uma nascente local.Já nos dias 21 e 24 de novembro, foram entregues a outras 10 famílias quilombolas, kits completos com variedades de mudas e sementes de base ecológica. Cada família recebeu um kit contendo mudas de tomate, brócolis, beterraba, alface, feijão de vagem, repolho, couve-flor, batata doce, também ramas de aipim, sementes de melancia comprida e abobrinha cabotiá; mudas frutíferas de tangerina ponkan, figo roxo e branco, lima da pérsia, laranja do céu, pêssego, caqui kioto preto e caqui fuyu branco.
A aquisição dos produtos, foi realizada com recursos financeiros estaduais e contou com o apoio da prefeitura municipal de Tunas e demais secretarias para aquisição e distribuição, a secretaria da saúde destaca a relevância da colaboração para o fortalecimento das famílias quilombolas.
A entrega dos kits agrícolas e de água estimulam o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e melhora nas condições de vida. A expectativa é que, ao longo do tempo, os resultados dessas iniciativas se traduzam não apenas em alimentação saudável e diversificada para as famílias, mas também em comunidades resilientes, autossuficientes e com acesso a recursos essenciais para uma vida digna.