No dia 10 de fevereiro de 2025 o Prefeito Paulo Henrique Reuter decretou situação de emergência em todo o território do município de Tunas, pois a situação de anormalidade já se estendia por um longo período e vinha prejudicando o abastecimento de água, também já se contabilizava perdas significativas na produção agrícola, bacia leiteira e culturas de subsistência no município.
A administração preocupada com a população atingida e em busca de amparo do Governo Estadual e também da União para os agricultores que tanto já perderam nos últimos eventos climáticos os quais foram as enxurradas de maio de 2024 encaminhou o Decreto 2016/2025 para homologação estadual e reconhecimento Federal sendo este reconhecido pelo Governo Federal através da portaria 629 de 07 de março de 2025.
Nos últimos anos testemunhamos desastres com maior frequência e intensidade e, por consequência, um aumento significativo dos danos, como as perdas de ordem econômica, social e ambiental. Os fatos nos mostram que um desastre afeta todas as classes sociais. Contudo, nos territórios onde a população é mais vulnerável socioeconomicamente seus efeitos são sentidos de forma mais intensa. Ou seja, um desastre deixa a desigualdade social ainda mais evidente.
O desastre aprofunda as vulnerabilidades, os riscos sociais, a situação sanitária e a economia de uma população. Neste sentido a administração municipal juntamente com a Coordenação de proteção e defesa civil municipal estão constantemente buscando apoio junto ao Estado e a União para ações de proteção e resposta aos efeitos da estiagem.