Mais um município gaúcho passa a fazer parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) no Estado: Tunas.
O município passou a fazer parte desta importante Rede no dia 08/11/2021. O sistema estabelece os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas com uma entrada única de dados e documentos, reduzindo a burocracia.
A iniciativa é uma parceria do Sebrae/RS e da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e de prefeituras com o objetivo de simplificar e desburocratizar o processo de registro e licenciamento de empresas. A iniciativa reúne todos os órgãos envolvidos em um sistema único e, desta forma, torna o ambiente mais propício ao empreendedorismo.
Atualmente o RS conta com 480 municípios integrados beneficiando 99% das micro e pequenas empresas com os processos mais ágeis e simplificados e a previsão de concluir 100% das integrações até o final deste ano, colaborando com o desenvolvimento local e com a retomada da economia do Estado
De acordo com o Coordenador Estadual da Redesimples do Sebrae RS, Márcio Benedusi, a burocracia – embora necessária em alguns casos – pode representar um entrave no desenvolvimento de um município ou região, se os seus procedimentos e exigências demonstrarem-se prejudiciais para solicitação de abertura, alteração e baixa de empresas, por exemplo. Não bastasse isso, o exagero da rigidez nos processos faz com que existam mais empreendedores atuando na irregularidade, desencorajando principalmente as pequenas e microempresas. Desta forma o município de Tunas dá um importante passo para desburocratizar e incentivar a abertura e licenciamento de novas empresas no município.